A semana passada foi a Semana do Jovem Consumidor.
A DECO Jovem propôs às escolas que desenvolvessem uma atividade chamada «5 minutos com... sumo».
Em cada um dos dias da semana, a professora leu um texto diferente sobre uma das vertentes do consumo. Após a leitura, debatemos os temas e fizemos um registo escrito.
Foram mais de 5 minutos, mas valeu a pena refletirmos sobre estas temáticas porque já somos jovens consumidores.
Na próxima semana, vamos compilar as nossas opiniões com as opiniões dos colegas da outra turma do 4º ano e, em conjunto, vamos fazer um cartaz para expor na escola.
Ficam aqui algumas das nossas conclusões.
Comprar sem querer
«Nós temos de pensar antes de comprar um produto, porque podemos já o ter e podemos comprar outro a fazer o mesmo efeito e mais barato.»
João Morgado
«Devemos pensar muito antes de comprar um produto numa loja, porque podemos tê-lo em casa ou o produto não ser necessário.»
Mónica Silva
«Nós podemos comprar um produto e depois já não o querermos, por isso temos que pensar duas vezes antes de o comprar.»
Pedro Ramos
«Devemos pensar duas vezes antes de comprar alguma coisa. Não devemos comprar as coisas só por impulso, que quer dizer comprar só porque apetece naquele momento.»
Alexandre Craveiro
«Devemos pensar duas vezes no produto que vamos comprar, porque podemos não precisar dele e assim estamos a gastar dinheiro sem necessidade.»
João K.
«Para comprar um produto devemos pensar duas ou três vezes e não comprar por um impulso. Mas, se precisarmos desse produto podemos comprá-lo, só que primeiro devemos comparar a qualidade e o preço noutras lojas.»
Henrique Velho
«Devemos ver se necessitamos mesmo de um produto, antes de o comprar.»
Manuel Águas
«As pessoas deviam pensar antes de comprar um produto, porque as pessoas podem já o ter e assim só gastam dinheiro num produto que já têm e de que não precisam. Quando as pessoas compram um produto sem precisar dele, diz-se que compram por impulso.»
Ricardo Ribeiro
Cartões de crédito e débito
«Devemos evitar usar o cartão de crédito porque não temos bem a noção de quanto gastamos e podemos ficar com muitas dívidas que depois não conseguimos pagar.»
«É preferível usarmos moedas e notas porque assim sabemos exatamente quanto gastamos e com quanto ficamos.»
«Se usarmos o cartão de crédito para comprar um produto esse produto fica mais caro porque temos que pagar juros.»
Pensar por nós
«Nem sempre os reclames são verdadeiros e os vendedores são muito persistentes ao ponto de fazer com que nós compremos o produto. Por isso, devemos questionar o que nos estão a dizer e pensar por nós, antes de comprar o produto.»
«Os anúncios dizem sempre que o produto é muito bom, mas depois compramos o produto, ele não é tão bom. Por isso, devemos pensar primeiro e não nos devemos deixar influenciar pelos anúncios, porque os anúncios existem para dizer que o produto é bom.»
Sandro Ramos
«Devemos procurar sempre informação acerca do produto.»
Luana Rodrigues
«Devemos comprar por nossa escolha e não nos devemos deixar influenciar pelos reclames e pelos vendedores.»
Tomás Domingos
«Não nos devemos influenciar pelos reclames e pelos vendedores, porque são exagerados e porque o que querem é influenciar-nos e convencer-nos a comprar.»
André Rosa
«Há muitas coisas que o dinheiro não pode comprar como por exemplo o amor, a união da família e o carinho.»
Mariana Dias
«Devemos ajudar as pessoas, mesmo que seja com pouco, porque estamos a ajudar e isso traz-nos felicidade.»
Josuana Fernandes
«Se nós ganharmos mais dinheiro ficamos mais felizes, porque assim podemos ajudar as pessoas. Mas também se pode ajudar as outras pessoas sem dinheiro.»
Henrique Velho
«Quando nós ajudamos uma pessoa, a nossa felicidade aumenta.»
Tiago Passos, André Rosa e Luís Santos
O poder do consumidor
«O consumidor tem o poder de escolher se quer produtos locais ou não. Assim, escolhe quais são os produtores que quer ajudar.»
Mariana Martins
«Muitas vezes pensamos que não podemos fazer nada para melhorar o mundo, mas podemos. O poder que o consumidor tem é o poder de escolha. Ele pode escolher se prefere ajudar os produtores locais ou não e se quer ajudar o ambiente ou não.»
Mariana Dias
«Devemos ver o código de barras e saber lê-lo. Se o código de barras começa por 560 é de Portugal, ou pelo menos a empresa está registada em Portugal. Devemos comprar produtos da nossa região porque se vierem de outros locais mais afastados, acabam por poluir mais o ambiente, porque têm que utilizar mais transportes. Além disso estamos a ajudar as pessoas da nossa região.»
Alexandra Teixeira
«Se comprarmos produtos da nossa região estamos a ajudar o ambiente.»
Luís Santos
Acho que foi importânte fazermos a semana do jovem consumidor.Alexandra
ResponderEliminarEu também.Mariana Martins.
EliminarEu achei muito divertido e importante porque aprendi a poupar e a fazer muitas mais coisas ! Mariana Sofia
ResponderEliminar