Projeto «Brincar com as Palavras»

Este ano iniciámos um projeto de leitura e de escrita, na nossa escola, chamado «Brincar com as Palavras».
O objetivo foi dinamizar um espaço dedicado à leitura e à escrita, que pudéssemos utilizar durante o recreio.
As atividades irão ser organizadas e orientadas por cada uma das turmas, durante duas semanas, até ao final do ano letivo.  
O espaço escolhido foi a entrada da escola.

 

A primeira turma responsável pela dinamização do projeto foi a nossa.
Enfeitámos o espaço com desenhos de histórias e de personagens conhecidas.





Discutimos quais seriam as regras para o bom funcionamento e afixámo-las num placard para que ficassem visíveis.




Elaborámos alguns cartazes e fizemos a divulgação das atividades que íamos desenvolver, às outras turmas.






Escolhemos alguns livros da biblioteca da escola, mas a maior parte dos livros escolhidos estavam na biblioteca da nossa sala. Selecionámos diferentes géneros de livros: enciclopédias, poesias, adivinhas, provérbios, contos e revistas.


Em cada uma das semanas, destacámos um escritor de que gostamos: na primeira semana foi a Luísa Ducla Soares e na segunda foi o José Jorge Letria. 


 

Como o André Letria é filho do José Jorge Letria e fez algumas ilustrações dos seus livros, decidimos dar-lhe destaque também, até porque gostamos muito das suas ilustrações.





Escolhemos algumas das atividades de escrita criativa, que já conhecíamos, para brincarmos com as palavras. 



Criámos dois momentos diários para a leitura de um livro surpresa, em que líamos um livro aos colegas das outras turmas.


Houve vários colegas que, durante o recreio, quiseram mesmo brincar com as palavras e vieram ouvir as histórias que nós tínhamos para lhes ler e descobrir as atividades de escrita criativa que quisemos partilhar.






Foi muito fixe!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os «livros surpresa» que lemos 


O Incrível Rapaz que comia livros


O livro que eu li chama-se «O Incrível Rapaz que comia livros», que foi escrito e ilustrado por Oliver Jeffers e está escrito em prosa.
Na história há um menino que prova um bocadinho de um livro e gosta, por isso continua a comê-lo. Primeiro ele provou uma palavra, depois uma frase e logo a seguir uma página inteirinha.
Passado algum tempo já comia muitos livros. Quanto mais livros comia, mais esperto ficava.
Um dia começou a enjoar e começou a trocar as coisas que dizia. Por isso deixou de comer livros. Começou a comer brócolos e em vez de comer livros, lia-os.
Afinal de contas, o rapaz descobriu que se lesse livros aprendia mais.

Alexandre Craveiro




-----------------------------------------------------------------------------


Frederico

Eu li um livro chamado «Frederico», escrito por Leo Lionni e ilustrado por ele também.
A história fala sobre uma família de ratos do campo que vive num antigo muro de pedra. Todos recolhiam comida, para quando chegasse o inverno, mas o Frederico não. Primeiro Frederico recolheu raios de sol para os dias escuros e frios do inverno, depois recolheu cores para os dias sem cor e só depois recolheu palavras, porque os dias de inverno são muito longos e podemos ficar sem nada para dizer.
Mais tarde, quando caiu a primeira neve, esconderam-se todos no muro.
No início havia muito para comer, só que depois foram comendo e foi-se acabando a comida. Quando já não tinham nada para comer, lembraram-se daquilo que o Frederico lhes tinha dito: «Fechem os olhos». Então ele começou a falar sobre o sol, depois sobre as cores e assim foi partilhando as palavras que tinha recolhido. No fim, um rato disse-lhe:
- Frederico, tu és um poeta!
E ele respondeu:
- Eu sei!

O que senti

Quando eu comecei a ler para os meus colegas, o meu coração batia a 1000, mas depois deixei-me levar e, quando dei por mim, já estava!
Eu acho que eles gostaram!




Leonor Guerreiro 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 A sopa queima

No projeto «Brincar com as Palavras», na atividade do livro surpresa, eu li «A sopa queima» que foi escrito por Pablo Albo e ilustrado por André Letria.
Nesta história, a personagem principal é a Maria. Ela tem que comer um prato com sopa, mas o problema é que a sopa não arrefece. Vão aparecendo alguns animais para a ajudar: o rinoceronte, o morcego e finalmente uma formiguinha que lhe disse que a podia ajudar, mas ela não acreditou. Então, a formiga assobiou e veio o formigueiro todo e todas juntas conseguiram arrefecer a sopa.

 O que senti


Eu senti-me envergonhada, mas depois passou porque senti que os meninos estavam a gostar.
Eles gostaram imenso e disseram que queriam que eu contasse novamente a história. Eu disse-lhes que íamos fazer uma atividade e eles gostaram da ideia, mas a seguir tocou e eu tive pena porque já não houve tempo para fazer a atividade.
Gostei muito da experiência!

Luana Rodrigues 

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A lagartinha muito comilona

 
 
Eu li o livro «A Lagartinha muito Comilona». O livro foi escrito por Eric Carle.
O livro fala de uma lagarta muito comilona que, depois de tanto comer, fica com dor de barriga e acaba por ficar gorda. Mas, no fim, acaba por se transformar numa linda borboleta.
O livro é engraçado porque as folhas têm buracos que parecem feitos pela lagartinha.

 O que senti

Eu senti-me um pouco triste, enquanto lia, porque só estavam duas crianças a ouvir.
Pedro Ramos 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Petra


No âmbito do projeto «Brincar com as Palavras» eu li um livro chamado «Petra». A autora e ilustradora foi Helga Bansch. O texto está escrito em prosa.
A história falava sobre uma elefanta que era gorda e que queria emagrecer, portanto foi falar com os seus amigos para lhe darem conselhos, mas nenhum lhe deu o conselho indicado, por isso despediu-se da mãe e foi para uma ilha. Lá encontrou um elefante que lhe perguntou se queria brincar e ela aceitou. No fim do dia ela já nem se lembrava que queria emagrecer.

O que senti

Eu gostei da experiência porque nunca tinha lido um livro para tantos meninos que não fossem da minha turma.
Eu acho que os outros meninos gostaram da história porque riram enquanto a ouviam. Eu também gosto do livro e, na minha opinião, a história é engraçada.

Mariana Dias

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O sonho do ursinho rosa



O livro surpresa que eu li foi «O sonho do ursinho rosa». O autor é Roberto Aliaga e a ilustradora é Helga Bansh. O texto está escrito em prosa e conta a história de um ursinho que tem um sonho. À medida que a história se vai desenrolando, vão aparecendo animais que o tentam ajudar, trazendo uma coisa para o animar. Até que aparece um mocho que lhe canta uma canção de embalar e todos adormecem agarrados ao seu sonho.

O que senti

Eu senti-me entusiasmado por ler a história a tantos colegas e acho que eles gostaram também.




Tomás Domingos



 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Livro Inclinado

Eu, no âmbito do projeto Brincar com as Palavras, li «O Livro Inclinado» que foi escrito e ilustrado por Peter Newell. O texto está escrito em verso.
A história era sobre um bebé chamado Bobby que um dia foi pela ladeira abaixo, dentro do seu carrinho de bebé e que pelo caminho só fazia estragos. Depois foi parar a um monte de palha e aí acabou a brincadeira.
Este livro é muito especial porque é inclinado e eu não conheço mais nenhum assim.
                                            
O que senti

 

Eu senti-me muito ansiosa no princípio, mas passado uns minutos já estava à vontade.
Eu gostei muito de ler para as colegas que me estavam a ouvir. A opinião delas foi que gostaram muito.



Mariana Martins

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O Magnífico Plano do Lobo

Um livro que eu adorei ler foi o «Magnifico Plano do Lobo», que foi escrito e ilustrado por Melanie Williamson.
Adorei o livro porque achei que a história era engraçada e as ilustrações também.
Nesta história, havia um lobo que tinha partido os dentes todos, por isso só podia comer sopa e já estava farto de sopa. Então, decidiu fazer um plano para meter os cordeirinhos a trabalhar para ele, ganhar dinheiro, comprar uns dentes novos e comer os cordeirinhos, pois já tinha saudades da sua carne saborosa e tenrinha.
Ele hipnotizou os cordeirinhos e conseguiu abrir uma loja de lã. Juntou dinheiro e comprou os dentes. Quando ia comer os cordeirinhos, mordeu um cordeirinho de pedra, partiu novamente os dentes, foi-se embora envergonhado e nunca mais voltou.
Foi engraçado ver o magnífico plano do lobo «ir por água abaixo».


O que senti

Eu senti-me bem porque já tinha tido a experiência de ler para tanta gente mas, mesmo assim, estava nervoso porque não conhecia bem os colegas para quem estava a ler.
Gostei muito de ler para eles e acho que foi um bom momento.

André Rosa 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------




 2.ª SESSÃO do PROJETO

 
 



De 27 de fevereiro a 9 de março fomos, novamente, responsáveis por dinamizar o projeto «Brincar com as Palavras».





 



Dedicamos a primeira semana à poesia. 


Distribuímos vários poemas pelos diferentes espaços da escola: no recreio, nas portas, na receção, na portaria...







Destacamos o poeta Leonel Neves, que era algarvio. 
Alguns livros deste poeta já vivem na nossa biblioteca há muitos anos.






Além dos livros de Leonel Neves, selecionamos outros, de outros autores, de quem também gostamos, como José Jorge Letria, António Torrado, Antónimo Mota, Maria Alberta Menéres, Luisa Ducla Soares, etc. 


 





Para o espaço de escrita, escolhemos algumas atividades de escrita criativa para criarmos algumas rimas e assim, brincarmos com elas.





As atividades eram:
«Poema à maneira de...»,
«Poemas com cidades»,
«Poemas com números» e o
«Estendal de Rimas». 



O estendal de rimas foi o mais concorrido.



Durante a segunda semana, criamos dias temáticos e escolhemos livros que se enquadravam em cada um dos temas.

Como os livros são todos diferentes e nos provocam diversas sensações, reagimos de maneira diferente a cada um deles. Por isso, escolhemos alguns livros que nos fizeram rir e outros que nos emocionaram.

Os livros também diferem em tamanho e em género literário, por isso selecionamos alguns livros que são grandes e outros que são pequenos.


 


Também selecionamos revistas, livros de consulta e de banda desenhada.




A programação da segunda semana ficou assim:

2ª feira – Livros que nos emocionam
3ª feira – Livros que nos fazem rir
4ª feira – Livros grandes e pequenos grandes livros
5ª feira – Livros de consulta e revistas
6ª feira – Livros de banda desenhada

Fica aqui «um cheirinho» dos livros que selecionamos...


Livros que nos emocionam


Livros que nos fazem rir

 Livros grandes e livros pequenos




Esperemos que tenham gostado das nossas sugestões.